A verdade que cada alma traz em si

"A resposta é dada por uma pessoa inevitavelmente diferente daquela a quem foi feita a pergunta, e essa resposta é dada a alguém que mudou desde que perguntou. É impossível saber a profundidade dessa mudança."

“A resposta é dada por uma pessoa inevitavelmente diferente daquela a quem foi feita a pergunta, e essa resposta é dada a alguém que mudou desde que perguntou. É impossível saber a profundidade dessa mudança”. Franz Rosenzweig (1)

Minhas agendas com starters são orientadas pela maiêutica, processo socrático onde a formulação da pergunta é a chave. Uso minha formação em jornalismo para perguntar agudamente (e adiciono a subjetividade nascida na convivência com a arte e artistas) o que nos ajuda na profundidade, até “a revelação da verdade que cada alma traz em si”, como disse Platão. Um dos princípios básicos da metodologia Appreciative Inquiry – como exemplo metodológico – indica que a revelação da verdade, através do conhecimento filosófico, antecipa o futuro virtuoso do homem. Gosto disso.

Serie estructura de la raíz - flores  bordado sobre tela 44 x 58 cm 2013

Serie estructura de la raíz – flores
bordado sobre tela
44 x 58 cm
2013

O trabalho com starters também trabalha a meu favor, devo confessar. As questões que perguntamos e as respostas que se reverberam formam o palco onde é esclarecido o presente e concebido o futuro.

Se o foco é colocado na solução e não no problema; se olhamos de forma positiva, o esforço nos impele à construção de um novo contexto. Por isso, fazer a pergunta, esperar a resposta, ser indagado, esforçar-se para responder nos desenvolve – o starter e eu – mútua e continuamente.

Receber Atualizações

Empreender por necessidade. Qual é a real?

Reportagem da

Um computador prevê quais empresas serão bem-sucedidas

Foi solicitado para um computador a previsão de quais as novas empresas que seriam bem-sucedidas. Os resultados for...

Receba os próximos posts no seu e-mail
Obrigado!