Mentor to Protégé

Você não traz a tona o melhor de si sozinho.

A virtude se descobre na prática do enfrentamento. E, em muitos momentos, a virtude é difícil de praticar. Manter vícios é sempre mais fácil.

De fato, a virtude requer muito mais deveres do que direitos. É cansativo ter que agradar os mais mimados, cheios de direitos e poucos deveres, como diria Luiz Felipe Pondé.

Uma atitude subversiva seria demonstrar um certo desprezo pela ideia de que se deva agradar o mundo o tempo inteiro, fazendo com que as pessoas sintam-se felizes com o que você falar (ou escrever, ou postar).

Apesar de existir um fenômeno de ressentimentos, há pessoas que valorizam a busca (difícil) do amadurecimento, de um olhar um pouco mais adulto sobre as coisas.

É por aí que se desenvolve o trabalho de um mentor, um professor, um jornalista ou  de um filósofo. Pois é possível trabalhar dentro de um terreno que não seja de autoajuda, politicamente correto. O mentor ou o filósofo não pretenderá tornar você mais feliz.

Com um mínimo de coragem, o mentor precisa ter a disposição de trocar ideias para além da intenção de agradar – talvez em direção à desacomodação profissional e pessoal, e ao que está aí colocado no mercado, no seu empreendimento, na sua vida. Se praticarem isso, Mentor e Protégé podem chegar juntos a uma ideia um pouco mais virtuosa.

Você não traz a tona o melhor de si sozinho.

 

Rolex Mentor e Protégé Arts Initiative

https://www.rolex.org/rolex-mentor-protege/about

O Rolex Mentor e Protégé Arts Initiative é um programa filantrópico criado para contribuir com a cultura global. O programa procura jovens artistas talentosos de todo o mundo e os reúne com mestres artísticos por um período de colaboração criativa em um relacionamento de mentoria individual.

screenshot-www.rolex.org-2020.05.19-10_34_18

Receber Atualizações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não se inventa uma vacina

A nossa salvação é que existem pessoas que não pod...

Lifehackers e as narrativas

Consumidores de todas as idades estão em busca de novas narrativas para sua vida adulta. E o mercado, como sempre, está disp...

Mentor to Protégé

A virtude se descobre na prática do enfrentamento. E, em muitos momentos, a virtude é difícil de praticar. Manter vícios é semp...

A infodemia

Desde os racionalistas, supomos que a acumulação de informações e o conhecimento duramente conquistados, nos levariam a uma mel...

Receba os próximos posts no seu e-mail
Obrigado!